Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Gail Goodrich

Grande nome da UCLA
   A lenda de hoje é uma fera do passado do Los Angeles Lakers, um atleta com uma carreira brilhante desde os tempos de NCAA e que fez seu nome na franquia da Califórnia. Falamos hoje de Gail Goodrich, não conhece a fera? Se liga aqui!
   Natural de Los Angeles, Goodrich começou a jogar basquete no John T. Francis Polytechnic High School, onde era campeão e liderou a equipe ao título citadino de basquete. Destacou-se nas finais anotando 29 pontos nos três períodos que esteve em quadra, pois fraturou o tornozelo e teve de deixar a quadra. 
   No basquete universitário, Goodrich declarou que tinha interesse de jogar na USC onde seu pai havia sido uma estrela, mas acabou indo jogar na UCLA por conta de John Wooden e todo interesse que demonstrou no atleta. O que deixava as equipes com desconfiança no atleta era a sua altura, Goodrich tinha 1,85 m quando chegou a NCAA, sendo baixo para os padrões do basquete universitário.
   Ainda assim, teve muito sucesso em UCLA, terminou como o cestinha de todos os tempos da universidade e foi membro dos dois primeiros times campeões nacionais. Foi duas vezes All-American e Co-Jogador do Ano em 1965, na final do campeonato desse ano anotou 42 pontos vencendo o favorito Michigan. Goodrich era um competidor tenaz, com muita inteligência, excelente controle de bola e visão de jogo, liderou duas das melhores equipes de basquete universitário da história. Ele jogou por três anos em UCLA, venceu dois títulos em 1963/64 ajudou a universidade a terminar com um recorde de 30-0 e o título, na temporada seguinte foi novamente campeão sendo o destaque da equipe.  Nos seus três anos com a UCLA a universidade teve um recorde de 78-11, nos dois títulos foi eleito para a Equipe All-NCAA Torneio, teve médias de 19 pontos e 4.7 rebotes por jogo, terminando seu tempo na UCLA como cestinha de todos os tempos (recorde que foi superado).
Calou os discrentes
   Chegou na NBA contra os descrentes que o achavam pequeno e fraco fisicamente, Elgin Baylor lhe apelidou de Stumpy por sua altura e as pernas curtas. Goodrich foi uma escolha territorial do Los Angeles Lakers no Draft de 1965, como novato jogou 15.5 minutos, anotou 7.8 pontos, 2 rebotes e 1.6 assistências por jogo vindo do banco como terceiro armador.  Na temporada seguinte recebeu mais minutos de jogo (23.1) e melhorou suas médias para 12.4 pontos, 3.3 rebotes e 2.7 assistências sempre dividindo a posição de ala/armador. Nesse período ajudou os Lakers a chegar em duas finais da NBA em três temporadas, perdendo ambas para o Boston Celtics em sete e seis jogos respectivamente.
   Na temporada de 1968/69 perderam Goodrich para o Phoenix Suns no Draft de expansão da liga, rapidamente tornou-se estrela da franquia e um ídolo dos fãs. Pela primeira vez na história foi titular, nas primeiras 11 partidas ele anotou pelo menos 22 pontos, foi o cestinha da equipe e o sexto cestinha da liga, sétimo em assistências com 6.4 por jogo e junto com 5.4 rebotes. Depois de uma passagem bem sucedida nos Suns foi trocado de volta para os Lakers em 1970, sendo finalmente titular em LA e levando a equipe até as finais de conferência.
Foi lenda no Lakers
   Mas sua melhor temporada estava por vir, em 1971/72 teve as melhores marcas da carreira anotando 25.9 pontos por jogo, incluindo 28 partidas de pelo menos 30 pontos, os Lakers tiveram 33 vitórias seguidas e o melhor recorde da história na época com 69 vitórias e 13 derrotas. Chegaram as finais da NBA e atropelaram os Knicks em cinco jogos. Depois de viver momentos maravilhosos como um Laker, assinou um contrato de três anos com o New Orleans Jazz onde jogou ao lado de Pete Maravich. Ele ficou seu tempo de contrato e decidiu aposentar-se das quadras, encerrou sua carreira com médias de 18.6 pontos, 4.7 assistências e 3.2 rebotes, foi 1 x Campeão da NBA, 5 x All-Star, 1 x All-NBA Primeiro Time, teve seu número #25 aposentado pelos Lakers e pela UCLA.
   Uma carreira dessas merece ser lembrada.


Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete