quinta-feira, 8 de março de 2018

Ah o March Madness


   Loucuras de março, melhor mês do ano para nós amantes do basquete praticamente todo dia teremos jogos sendo transmitidos. E o melhor de tudo são as histórias de Cinderela que acontecem todos anos, aquelas Universidades pequenas ou com programas não tão fortes que conseguem eliminar os grandes nomes do basquete universitário.
   Existem três canais transmitindo partidas, a ESPN + que teve cobertura da temporada regular e já tem jogos todos os dias, a Band Sports que também transmitiu jogos durante toda temporada e a ESPN que começará a transmitir os jogos decisivos. As finais podem ser acompanhadas em qualquer uma das três emissoras, em todos os canais as transmissões são boas e os comentaristas excelentes. O March Madness já é famoso e tudo graças a um comentarista em 1932, que falava sobre outro torneio, inventou a expressão que foi usada em 1982 e adotada como símbolo da NCAA.
   Pois então como funciona, na primeira divisão existem 327 equipes, das quais 31 campeãs regionais e mais 34 equipes convidadas disputam o torneio. Esses times são divididos em quatro regiões, ranqueados de 1 a 16, sendo que uma região tem 17 equipes onde os dois piores times disputam a 16° colocação. Depois que o comitê atribui os números às equipes, ele atribui aos quatro melhores times de cada região um local para a primeira/segunda rodadas que seja geograficamente mais compatível com eles, desconsiderando o local onde o time poderá jogar em rodadas posteriores. Por exemplo: um time de um estado do leste, que esteja jogando com o nº 2 na região oeste pode jogar seu primeiro e segundo jogos em um lugar no leste do país, para depois jogar na Regional Oeste. Regional é um torneio dentro de outro torneio. 
   Existem quatro regiões: meio-oeste, oeste, sul e leste. O campeão de cada Regional forma o Final Four. Existem oito locais para a primeira/segunda rodadas. As equipes são colocadas nesses lugares em grupos de quatro. Os 16 melhores (Sweet Sixteen) de cada região (meio-oeste, oeste, sul e leste) são divididos em quatro grupos.
   Primeiro grupo inclui as equipes de nº 1, 16, 8 e 9
  •    Segundo grupo inclui as equipes de nº 4, 13, 5 e 12
  •    Terceiro grupo inclui as equipes de nº 2, 15, 7 e 10
  •    Quarto grupo inclui as equipes de nº 3, 14, 6 e 11


   O campeonato dura três semanas e começa após um jogo entre o 65° e o 64°, normalmente na terceira quinta feira de março. O torneio começa com 64 equipes e vai diminuindo por mata-mata, chegando até o Final Four. Abaixo trago o Ranking feito no dia 06/03 que consta no site da NCAA, mais atualizado com as 25 melhores equipes do torneio.


   Outro ponto alto do March Madness é a possibilidade de ver os atletas que estarão na NBA em pouco tempo, muitos deles já inscreveram-se para o Draft e vemos vários outros com potencial em programas menos conhecidos. Certamente esse é o melhor mês do ano, boa curtir e ver todos os jogos possíveis, vida longa ao March Madness.
Postar um comentário