Pular para o conteúdo principal

Brincando de Seleção...

Queremos dar um passo adiante e fazer o basquete grande? Sim, queremos. Em todo o Brasil. Mas antes disso, precisamos mudar atitudes. Eu tenho absoluta certeza que a convocação de Maxwell Dias Ribeiro só ocorreu como conseqüência de minha pressão  e pela possível intervenção do técnico dele em SC. Isso quando escrevi do fracasso da seleção gaúcha sub-17 (RS fora com histórico 0 x 5, disponível em http://maisbasquete.blogspot.com/2010/11/rs-fora-com-historico-0-x-5.html).
Acontece que o regulamento dos campeonatos brasileiros de base precisam ser cumpridos e a menos que a Comissão Técnica forjasse um atestado médico com a lesão em algum atleta já inscrito, a FGB e a comissão técnica não tinham o menor objetivo de inscrever o atleta em questão quando publicaram a segunda convocação da Seleção Gaúcha Sub-19, em 02/12/2010.



Foi um jogo de cena. Apenas isso?
Baseio essa afirmação no Regulamento dos Campeonatos Brasileiros de Base, Art. 19, § Terceiro - "Qualquer atleta poderá ser substituído (a) até 14 (quatorze dias) antes da competição. Após está data só poderão ser  substituídos (as) salvo contusão comprovada com laudo médico".
Claro, resta a hipótese de não ser um jogo de cena. Como envolve, ao todo, seis (06) atletas e cinco (05) diferentes clubes ao total, pode-se pensar em pura incompetência na elaboração, encaminhamento a CBB e divulgação da lista. Novamente minha análise parte de documentos oficiais, já com links disponibilizados aqui. Além dos nomes listados abaixo, temos um na ficha entregue a CBB, Jarbas Alfredo Zuanon Filho, que não consta na convocação divulgada no RS pela Nota Oficial 135/2010 da FGB ou pela anterior, FGB/Nota Oficial 127/10., publicada em 18/11/2010 e de onde os dezoito (18) devem ter sido enviados a CBB.
O problema é que esse desleixo envolve outros clubes e outros atletas. Vejam:
  • Marcelo Theisen (Corinthians Sport Club, equipe do técnico da seleção);
  • André Matturro Foschiera (GNU);
  • Lucas Maya Tubino da Silva (GNU) - 2º Cestinha do Estadual Sub-19;
  • Bernardo Casassola (Corintians Atlético Clube);
  • Gregory Costa (UCS);
  • Maxwell Dias Ribeiro (Joinville).

A questão aqui não é se eu reclamo de tudo, se estou atento a tudo e se crítico A ou B e mesmo aqueles que esperam que eu seja um cordeirinho. Não sou assim. Não participo de arranjos. A questão é que seis atletas de base se dedicaram, se empenharam e , nesse momento, estão se considerando incapazes de integrar uma seleção gaúcha. Um pequeno grande erro que mexe com a vida das pessoas e nada se diz para amenizar o dano causado... E tem sido assim há muitos anos... Com muitos atletas preteridos pelos da cidade sede do evento que não jogarão tanto tempo assim ou nem jogarão ou jogadores não convocados por serem atletas de fulano ou beltrano.
Como se sente um guri que joga o ano todo, termina como segundo cestinha geral de sua categoria e não integra a seleção de seu estado, na sua faixa etária? Como se sente um guri que, aos 19 anos, ganha vários títulos jogando em outro estado, incluindo participação na Copa Brasil Adulta, e é preterido na seleção de seu estado natal? Como se sente um atleta que vê alguém treinando que não foi "convocado", que não esta na lista divulgada? As expectativas, os sonhos que são criados nos jovens e não se pode satisfazer é imensurável...
Foram 23 nomes na lista divulgada no RS. Seis deles já estavam na lista de corte antes de pisarem na cidade de Santa Cruz do Sul para os treinamentos. Um aparece na lista final sem que os outros saibam que ele foi incluído na listagem enviada a CBB. Outros 17 disputaram 11 vagas. 
Já passou da hora de fazer o basquete com seriedade. É preciso investigar esse caso e tomar providências para que não se repitam. A ficha de inscrição deve ser entregue 14 (catorze)  dias antes do início da competição com até vinte e quatro (24) nomes pré-inscritos. Todo atleta convocado deve estar na lista entregue a CBB.
Entretanto, em primeiro lugar a FGB e a Comissão Técnica da Seleção Gaúcha Sub-19 devem formalizar um pedido de desculpas aos clubes e aos atletas envolvidos nessa trapalhada.

Comentários

João Niederauer disse…
Carlo Alex eu fico impressionado,mas não surpreso,não sei como vamos ser grandes com tantas coisas acontecendo.
Parabéns pelo teu trabalho investigativo,tu incomodas muita gente mas contra o fatos não existem argumentos.
Abraço
João Niederauer
Anônimo disse…
Pô João, tu falou outra coisa sobre isso na assembléia. ficaste contra o Carlos Alex e vem aqui concordar com ele.
jjOão Niederauer disse…
Mesmo sendo anonimo vou responder,se tu estavas na reunião deves ter prestado a atenção nas palavras do presidente,para os que estavam lá ele explicou o que aconteceu,para que a FGB tivesse feito o que fez, a reunião da FGB FOI EM 25/02 O MEU COMENTÁRIO FOI EM 15/02. NA REUNIÃO DEPOIS DE OUVIR AS PARTES ENVOLVIDAS ME POSICIONEI.O PROBLEMA NÃO FOI A CRITICA DO CARLOS ALEX QUE TEM TODO O DIREITO DE FAZER,O QUE FOI CRITICADO FOI COMO OCORRERAM OS FATOS. APENAS ISSO ,PENSO QUE QUANDO AS COISAS SÃO ESCLARECIDAS TEMOS QUE NOS POSICIONAR A MINHA OPINIÃO FOI UMA ANTES DA REUNIÃO E OUTRA DEPOIS DELA APENAS ISSO.
Anônimo, João e demais...

A minha opinião e pensamento continuam os mesmos: foi uma grande cac_g_d_! E só publiquei depois de muito tempo e com base em dados oficiais da CBB cruzados com os da FGB.

quanto as seleções desse ano, me calo em respeito a alguns amigos que nem sabem que tenho tal consideração por eles, pois nada me pediram. Mas que tem coisa pra ser dita, há tem...

Mas isso não importa, não é mesmo!?

Finalmente, continua lendo o blog, assim ficas informado e quem sabe percebes, um dia, que só quero um basquete organizado e em pleno desenvolvimento. Se os comentários não forem ofensivos, publico mesmo sendo anônimo. Do contrário, descarto rapidamente.

Att.

Carlos Alex

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete